Tanto as empresas que já estão no cenário internacional quanto organizações que queiram se la" /> Tanto as empresas que já estão no cenário internacional quanto organizações que queiram se la" /> 3 diferenças culturais entre Brasil e América Latina presentes em negócios internacionais | Growover

Publicado em 06 de Setembro de 2017

3 diferenças culturais entre Brasil e América Latina presentes em negócios internacionais


Tanto as empresas que já estão no cenário internacional quanto organizações que queiram se lançar nesse mercado, necessitam ter em mente que encontrarão diversas barreiras a serem ultrapassadas, das quais, as diferenças culturais são parte delas.

 

Investir no mercado internacional pode trazer inúmeros benefícios, conforme já vimos aqui no blog, porém, é plausível compreender e entender que há muitas diferenças culturais entre os países. Dessa forma, o sucesso da parceria estará a salvo. Estas diferenças estão relacionadas com as etnias originárias e com o sistema de organização de cada país. Para elucidar parte destas diferenças, listamos 3 principais entre o Brasil e os países da América Latina. Confira:

 

1 – Língua

Enquanto grande parte dos países da América Latina têm o espanhol como língua oficial, o Brasil tem o português. As línguas em um primeiro momento se parecem muito, mas analisando e tentando dialogar com um nativo, percebe-se que essa simultaneidade, não é real. E se fazer negócio com profissionais que falam a mesma língua já é complicado e desgastante, imagine dialogar com um profissional que fala outra língua e que pouco se conhece. Não será tarefa simples. A dica aqui é a seguinte: domine o idioma do país com que você quer fechar negócio ou garanta que um dos seus parceiros tenha esse domínio. Assim, você evita constrangimentos e ainda tem a chance de fechar um ótimo negócio.

Ficar atento também as pequenas diferenças na forma como se fala, é outro ponto importante. Por exemplo, na Colômbia utiliza-se “usted” (você) somente em empresas e imprime formalidade, já no Chile, essa expressão só é utilizada para o tratamento de idosos. 

Fique alerta! De acordo com o Instituto Elcano, compreender a língua espanhola, aumenta em 290% o comércio entre os países hispanofalantes. 

 

2 – Economia

Mesmo em cenários parecidos de instabilidade econômica e política, encontram-se diferenças entre os países da América Latina. A moeda da Argentina, por exemplo, vale menos que a do Brasil. Outra diferença bastante acentuada entre países desse bloco, refere-se ao crescimento. Enquanto países como Colômbia e Bolívia têm apresentado um elevado aumento, Venezuela e Argentina apresentam fortes crises políticas e econômicas. Estar atento a essas instabilidades, fará com que a entrada da sua empresa nesses países seja mensurada e analisada, permitindo ser realizada no melhor momento possível. 

 

3 – Cultura

A cultura propriamente dita, é outro fator a ser considerado na hora de decidir investir no mercado internacional, isso porque o produto/serviço da sua empresa precisa estar adequado àquele mercado onde deseja ser inserido. Por exemplo, de nada adianta investir tempo e dinheiro para comercializar a erva mate do jeito que é feita no sul do Brasil para comercializá-la no Paraguai e na Argentina. Nesses países, a erva é muitas vezes enriquecida com outras ervas e admite-se o uso de açúcar. Saber disso antes de começar o processo de exportação, é essencial para o sucesso e a manutenção do produto e por consequência, da empresa no mercado internacional. Conte com parceiros que façam essa análise e busquem a aproximação entre produto e empresa, a fim de minimizar os impactos negativos.

Além das diferenças citadas nesse artigo, muitas outras se fazem presentes, todavia o que é imprescindível e fundamental é ter boa educação e compreensão cultural. Independente do país, esses fatores sempre são bem-vindos e tendem a ocasionar bons resultados nos negócios.

 

Para minimizar os impactos negativos, conte conosco.

A Growover é uma empresa brasileira, situada em Caxias do Sul e atuante no comércio internacional. No Brasil, auxilia pequenas e médias empresas a expandir sua participação no mercado internacional, importando ou exportando. E no exterior, ajuda empresas estrangeiras a encontrar parceiros, investimentos e oportunidades de negócio no Brasil.

Tenha consciência que quanto mais preparado você e sua empresa estiverem, maiores serão as chances de colher bons resultados.

Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!

 info@growover.com.br
+55 54 3419-6596





cadastre-se e receba
nossas novidades